domingo, 14 de novembro de 2010

Texto Argumentativo: As TIC no processo de ensino aprendizagem: uma presença desejável ou dispensável?

O texto que se segue, foi solicitado por ambas as docentes da unidade curricular de LPTIC, sendo que o tema abrangia as TIC e o seu envolvimento no processo de ensino e aprendizagem. Assim sendo, fica o texto por nós redigido.

   AS TIC nos dias de hoje, fazem parte do nosso dia-a-dia. Na escola, no emprego e até mesmo em pequenas actividades do nosso quotidiano. Não foram anunciadas, foram entrando nas nossas vidas devido à crescente necessidade de evolução e de comunicação.
   Apesar de algumas resistências entre as diferentes gerações, a verdade é que as novas tecnologias fazem parte da vida desta nova geração. No entanto existem vantagens e desvantagens na sua utilização.
   Há que ter em conta que existem determinadas competências que dispensam a utilização das novas tecnologias, e como tal as gerações mais antigas de professores concordam com essa dispensa. Porém, com o auxílio das TIC o ensino torna-se mais dinâmico e apelativo para os alunos.
   Quando nos referimos às novas tecnologias, nomeadamente ao computador, referimo-nos a um objecto já considerado indispensável para os alunos. O uso deste e de outros instrumentos pode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, na medida em que oferece aos alunos uma interactividade diferente, daquela que é dada num contexto de aula normal.  Não só no âmbito da aprendizagem, mas também no âmbito profissional, as gerações mais novas se apropriam das novas tecnologias, como uma forma mais acessível de adquirir conhecimentos.
    Tal não fosse o impacto que a globalização teve neste processo, que possibilitou a aproximação de pessoas através de, entre outros factores, as novas tecnologias.
    A adesão às TIC, principalmente por parte dos mais novos, dá a possibilidade de entendermos o aluno como participante da sua aprendizagem, isto é, o docente ao ensinar determinados conteúdos com o auxílio das novas tecnologias, faz despertar no aluno um espírito dinâmico com o qual é possível desenvolver melhor determinada aprendizagem.
    Na medida em que, no processo de aprendizagem, os alunos são capazes de construir o seu próprio saber e relacioná-lo com competências já adquiridas, sem dúvida que as novas tecnologias são uma mais valia, todavia, quando estas são utilizadas de uma forma abusiva e descontrolada, o seu papel é transformado na negativa.
    Situações como o plágio, a falta de veracidade nas informações retiradas da Internet, o abuso de privacidade e a falta de motivação causada pelos jogos e redes sociais, constituem problemas com que os docentes de deparam, visto que se torna difícil controlar uma turma que usufrua na sua sala deste tipo de equipamentos.
   Há que fazer então uma utilização das TIC muito controlada, de forma a conseguir tirar vantagens e resultados positivos nos processos de aprendizagem, ressalvando a ideia de que o seu uso excessivo poderá causar situações de insucesso ou desmotivação pessoal.
   Será sempre vantajoso existir o apoio das TIC no processo de ensino e de aprendizagem, dado que estamos na era da informação e como tal é importante adquirir competências através desta, tendo em conta o importante papel das velhas competências, que nunca serão dispensáveis.

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