quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Actividade com a televisão: Rua Sésamo

A escolha do programa para a realização do trabalho teve como base os episódios da “Rua Sésamo”, transmitidos pela RTP na década de 90.
            O facto de termos escolhido os episódios em questão baseia-se, entre outros factores, numa questão de ser didáctico a nível da língua portuguesa.
            O uso correcto da língua, a transmissão da mesma, de forma sucinta e explícita para melhor compreensão do público-alvo fazem deste tipo de programas um alicerce fundamental à compreensão da língua portuguesa.
            Como, neste caso osso público-alvo são crianças entres os 2 e os 6 anos de idade, consideramos adequado explorar um dos episódios da Rua Sésamo e a partir do mesmo percebermos o que podemos aprender e desenvolver.

            A série televisiva infantil foi realizada por Manuel Varela e estreou a 6 de Novembro de 1989.
            O programa foi baseado numa série norte-americana, denominada de Sesam Street(1969).
            Como objectivo principal, a Rua Sésamo procurava ensinar, de forma dinâmica, o uso correcto da língua portuguesa, da matemática, e de outras matérias.
            Assim sendo, o programa contava com o apoio de pedagogos, os quais estabeleciam limites ao que se devia ensinar. Procuravam integrar nos episódios actividades pedagógicas que despertassem o interesse das crianças.
            Sendo um programa adaptado à língua portuguesa, a Rua Sésamo invocou costumes e hábitos da nossa cultura.
            O ensino pré-escolar nesta década tinha um taxa de cobertura de 30% e as taxas de reprovação nos 1º e 2º anos do ciclo do ensino abrangiam cerca de 40% dos alunos.
            O programa teve então um impacto bastante positivo, não fosse a personagem “Poupas Amarelo” quem motivou mais as crianças para a descoberta das letras e dos números.



Intencionalidades Pedagógicas

            Consideramos que a Rua Sésamo abordou diversos temas, que puderam ser retidos pelas crianças, como modelos de comportamento a adoptar. A televisão pode ensinar neste sentido, tendo em conta que o que pode ser ensinado às crianças irá constituir uma mais valia, para o desenvolvimento de determinadas competências, como a aprendizagem dos números, letras e outros conceitos significativos.
            Estas são capazes de associar o que vêem e o que ouvem a determinados comportamentos, retendo para si toda a informação que o programa oferece, sem nunca menosprezar o “poder da criança” como refere Maria Emília Santos, directora pedagógica do programa, em relação ao conteúdo divertido e específico que Rua Sésamo tinha.
            Em determinados episódios eram cantadas canções alusivas a temas importantes, como o consumo de vegetais (recorde-se “Era uma vez um cuco que não gostava de couves”) e também “Eu gosto de sopa”,em que ambas invocavam comportamentos a adoptar para uma boa alimentação, sempre com um espírito divertido e dinâmico.
            Na primeira canção, a criança desenvolveria a sua memória, visto que no decorrer desta eram acrescentados elementos, de forma a que a criança os introduzisse, tornando a história mais longa. No final da canção, esta é cantada de trás para a frente, o que possibilita à criança desenvolver a capacidade de troca de elementos nas frases.
            É importante realçar que para além da criança ter que cantar a canção de trás para a frente, também tem que aplicar a negativa, ou seja, quando na primeira frase é dito: “ Mandou-se chamar o pau para vir bater no cuco” na frase seguinte a criança tem que aplicar a negativa, ou seja, “ O pau não quis bater no cuco” e a música é sempre cantada desta forma, ora uma frase cantada na afirmativa ora é cantada na negativa.
            Já na canção “eu gosto de sopa”, o menino que aparece como figura principal invoca vários aspectos que nos fazem ver que adquirir hábitos de alimentação saudáveis, é sempre uma mais valia para a nossa saúde. Referem ao longo da canção vários nomes, entre os quais os legumes que podemos colocar na sopa e até a conhecida massa de letras, que poderá ter a sua influência (em termos visuais) para a aprendizagem das letras. 
            De uma forma geral, consideramos que o programa televisivo Rua Sésamo, foi sem dúvida importante para as crianças da década de 90, sendo que lhes ofereceu conteúdos didácticos e ao mesmo tempo divertidos, através dos quais conseguiam aprender, brincando.

Genérico da Rua Sésamo
           


Sem comentários:

Enviar um comentário