sábado, 15 de janeiro de 2011

Reflexão sobre a televisão

Reflexão sobre a relação entre a escola e a televisão, no desenvolvimento da aprendizagem
Uma escola plenamente consciente da mais-valia  educativa do seu tempo e uma televisão pujante e volátil mais respeitadora de uma inteligente divisão de tarefas entre meios formativos diferenciados podem constituir a combinação mais explosivamente produtiva para uma nova educação, aberta aos desafios do futuro e capaz de protagonizar os superiores desígnios da Humanidade.
  Roberto Carneiro
No excerto de Roberto Carneiro, a evidência da relação entre a escola e a televisão é na nossa opinião um factor bastante importante na aprendizagem e desenvolvimento das crianças. É certo que nem todos os programas são educativos, todavia, mesmo os que contém de uma forma ou de outra um carácter instrutivo relacionado com a aprendizagem de determinadas área complementa o trabalho feito nas escolas.
Numa geração tão marcada pelas inovações tecnológicas, a televisão é colocada num patamar superior, deixando, na maioria das vezes de existir o convívio entre amigos e família. O facto da criança permanecer em frente à televisão bastante tempo, suscita nela questões, que poderá colocar no seio familiar ou na escola, transmitindo assim o seu lado mais curioso, que de certa forma, o desperta para questões que poderão ser pertinentes.     
Num complemento com a escola, surge, por exemplo, o vocabulário, que vai aumentando com o frequente visionamento de programas televisivos, nos quais criança aprende o que viu e ouviu, acabando por abordar na escola essas aprendizagens.
Como conclusão, fazemos referência a uma expressão de Roberto Carneiro, “uma nova educação, aberta aos desafios do futuro”, a qual nos suscita interesse, devido ao seu significado. Isto porque, quando o autor apela para os desafios do futuro, apela, na nossa opinião, para um conhecimento do mundo onde a criança explora de uma forma controlada aquilo que vê, sejam programas educativos adequados à idade da criança, telejornais ou outros programas de entretenimento. Assim, esta tem acesso não só a aprendizagens, mas também, ao conhecimento do mundo, complementado pela escola, na construção da sua identidade e espírito crítico.
                                              









Sem comentários:

Enviar um comentário